ORA ET LABORA

ORA ET LABORA
História da vida monástica beneditina na sala capitular de S. Bento de Singeverga da autoria de Claudio Pastro// History of Benedictine monastic life in the Chapter Hall of St. Benedict Singeverga// Geschichte des Benediktiner-monastische Leben in den Kapitelsaal der St. Benedikt von Singeverga

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Diversão do Monge

Um camponês, indo para a taverna encontra-se com um monge:


C-- Eu acho louvável a vida de um monge, mas às vezes eu penso que deve ser muito difícil viver no mosteiro sem nenhuma diversão.

M-- Diga-me então como faço para me divertir.

C-- Não basta dizer. Seria bom se o senhor me pudesse acompanhar, mas creio que não conseguirá entrar no ambiente impuro de uma taverna.

M-- Não se preocupe, eu o acompanharei.


Os dois foram então à taverna. Ao entrar, houve um constrangimento geral. O monge sentou-se no lugar que o camponês indicou, numa mesa com vários amigos seus. O monge, percebendo o constrangimento, disse:

-- Façam de conta que não estou aqui.


Pouco a pouco, as conversas começaram e logo o ambiente voltou à sua normalidade. Todos bebendo, rindo e conversando. O monge começou então a participar das conversas, a rir das piadas, mesmo das que faziam referências aos monges e à sua vida frugal do mosteiro. Por fim ele mesmo contou algumas anedotas de monges.
Ao cair da noite, o camponês, a caminho de casa, disse:

-- Irmão, o senhor surpreendeu-me. Não pensei que soubesse como se divertir.

O monge respondeu:

-- No templo eu oro, na taverna eu me divirto.
Não é isto que faz o homem comum?
Então, o homem comum é um monge.

(Autor anónimo)

Sem comentários:

Enviar um comentário